PROJETO GUARDIÕES
Eco-Escola
Porque cuidar do que é nosso é importante!
Acompanhe as nossas atividades e conselhos de sustentabilidade.
Siga-nos no Facebook!
Já se encontra disponível o portefólio com as evidências mais relevantes do trabalho realizado na nossa escola por nós enquanto comunidade.
Clique no seguinte link para o consultar e partilhar:
https://issuu.com/cristinamendes/docs/portefolio-galardao-2020-2021-monforte-vf.ppt
O que é o Programa Eco-escolas?
O Programa Eco-escolas é um projecto educativo internacional promovido pela organização não-governamental europeia Fundação para a Educação Ambiental (em inglês: Foundation for Environmental Education - FEE) e apoiado pela Comissão Europeia.
O programa, destinado preferencialmente às escolas do ensino básico, mas aberto a todos os graus de ensino do pré-escola às universidades, pretende reconhecer (com a atribuição da Bandeira Verde Eco-Escola)e estimular as escolas empenhadas em melhorar o seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade.
Uma Eco-Escola é uma instituição de ensino que segue o Programa.
Mais informações em: https://abae.pt/EcoEscolas/
O programa “Eco-Escolas” pretende encorajar o desenvolvimento de actividades que visem a melhoria do desenvolvimento ambiental das escolas, contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações ambientais nas diferentes gerações, reconhecimento e premiando o trabalho por elas desenvolvido.
Pretende estimular o hábito de participação e Cidadania, bem como a adoção de comportamentos Sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário.
Visa, ainda, contribuir para a criação de parcerias locais na perspectiva de implementação da Agência 21 Local (Agência Portuguesa do Ambiente).
O programa “Eco-Escolas” segue uma metodologia constituída por sete passos:
1. Conselho Eco-Escolas
2. Auditoria Ambiental
3. Plano de Acção
4. Monitorização/Avaliação
5. Trabalho Curricular
6. Divulgação à Comunidade E
7. Eco-Código
São abordados os temas base: Água, Resíduos, Energia e ainda, complementarmente: Alimentação Saudável e Sustentável, Biodiversidade, Agricultura Biológica, Espaços Exteriores, Ruído, Transporte e Floresta.