INCLUD-ED
Comunidades de Aprendizagem – INCLUD-ED
O INCLUD-ED é um projeto de investigação coordenado pela CREA – Community of Research in Excellence for All, da Universidade de Barcelona que visa a promoção do sucesso educativo.
O objetivo deste projeto é promover uma educação de êxito para todas as crianças e jovens.
Equipa Nacional de Formadores INCLUD-ED
Equipa do Agrupamento de Escolas de Monforte INCLUD-ED
O modelo educativo que preconiza está de acordo com as teorias científicas a nível internacional que destacam dois fatores-chave para a aprendizagem na sociedade atual: as interações e a participação da comunidade.
O Agrupamento de Escolas de Monforte integra a Rede Portuguesa de Comunidades de Aprendizagem, desde o ano letivo 2019-2020.
https://comunidades-aprendizagem.dge.mec.pt/pt/rede-portuguesa-de-comunidades-de-aprendizagem
Este projeto aponta para a transformação da escola numa Comunidade de Aprendizagem
https://www.dge.mec.pt/comunidades-de-aprendizagem
O enfoque da transformação tem por base a Aprendizagem Dialógica que decorre respeitando sete princípios: diálogo igualitário, inteligência cultural, transformação, criação de sentido, solidariedade, dimensão instrumental e igualdade de diferenças.
https://www.comunidadedeaprendizagem.com/aprendizagem-dialogica
As Comunidades de Aprendizagem envolvem todos os que, direta ou indiretamente, têm influência na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos, nomeadamente o pessoal docente e não docente da escola, os membros de associações ou organizações locais, assim como familiares, amigos e voluntários.
Ações Educativas de Sucesso
As Comunidades de Aprendizagem, tendo por base os 7 princípios da aprendizagem dialógica, assentam na implementação das Ações Educativas de Sucesso (AES):
- Tertúlias Literárias Dialógicas
- Grupos Interativos,
- Formação de Familiares
- Participação Educativa da Comunidade
- Modelo Dialógico de Prevenção e Resolução de Conflitos
- Formação Pedagógica Dialógica de Professores
Fases de Transformação
A transformação de uma escola em Comunidade de aprendizagem percorre diversas fases:
- Sensibilização – Formação científica de toda a comunidade envolvida no processo educacional;
- Tomada de decisão – quando se toma a decisão definitiva de a escola se transformar numa Comunidade de Aprendizagem, através do diálogo, do consenso e do compromisso;
- Sonho – A comunidade educativa idealiza a escola que pretende edificar;
- Seleção de prioridades – São decididos quais os sonhos prioritários a realizar;
- Planeamento – São formadas Comissões Mistas que trabalham no sentido de serem concretizados os sonhos que a comunidade educativa manifestou.
Pode consultar a plataforma Comunidades de Aprendizagem em Portugal no seguinte link: https://comunidades-aprendizagem.dge.mec.pt/
O INCLUD-ED no AE de Monforte
A comunidade escolar do nosso agrupamento de escolas já tomou contacto com este projeto. No ano letivo 2019/2020, foram desenvolvidas sessões de trabalho com docentes e o projeto foi apresentado ao Conselho Geral.
A pandemia causada pelo SAR-Cov-2 ditou o encerramento das escolas e o consequente regime de aulas a distância. Este contexto constituiu uma barreira à plena implementação do projeto. Porém, ainda assim, alguns docentes realizaram Tertúlias Dialógicas Literárias e Grupos Interativos com os seus alunos.
No presente ano letivo, decorreu a formação Comunidades de Aprendizagem-INCLUD-ED: Pela inclusão e sucesso de todos, promovida pela Direção-Geral da Educação, que capacitou mais 15 docentes para o desenvolvimento do projeto, nomeadamente as AES. Apesar dos constrangimentos gerados pela pandemia que continuamos a viver, as AES realizadas foram múltiplas, nomeadamente Tertúlias Literárias Dialógicas (TLD) com pessoal docente e com alunos, Tertúlias Artísticas Dialógicas (TAD), Tertúlias Musicais Dialógicas (TMD) e com alunos e grupos interativos (GI).
As Tertúlias Dialógicas decorrem sempre com base em obras clássicas da literatura, da pintura, da escultura e da música.