O Agrupamento

Até ao ano de 1986 apenas existiam no Concelho de Monforte estabelecimentos de Educação e Ensino do 1º Ciclo.

No ano de 1987 foi inaugurada a Escola Básica 2/3 de Monforte, que funcionou previamente, no ano lectivo 1986/87, na cave do Pavilhão Municipal.

No ano de 1994 constituiu-se a Escola Básica Integrada de Monforte, de início englobando apenas a Escola Básica 2/3 e o 1º Ciclo de Monforte e, progressivamente, o 1º Ciclo de Vaiamonte, Santo Aleixo e Assumar (1998).

No ano de 2000 foi criado o Agrupamento Vertical de Escolas de Monforte. Deste Agrupamento fazem parte: a Escola Básica 2/3 (sede do Agrupamento), os Jardins de Infância e Escolas do Primeiro Ciclo de Monforte, Vaiamonte, Assumar e Santo Aleixo.   

Actualmente o Agrupamento de escolas de Monforte funciona na Vila de Monforte, em três edifícios: a E,B 2, 3 de Monforte (sede), edifício que apresenta 14 salas de aula, uma sala de multideficiência, 1 laboratório, 1 centro de recursos, biblioteca,  bar, refeitório, cozinha, sala de professores, sala de Directores de Turma, Secretaria e sala da Direcção; a Escola do 1º Ciclo, onde funcionam 4 salas da aula; o Jardim de Infância onde funcionam 3 salas de aula. Na freguesia do Assumar, na escola do 1º ciclo funcionam 2 salas; no Jardim de Infância funciona 1 sala do pré-escolar e no Centro Cultural funciona uma sala de multideficiência. Na freguesia de Santo Aleixo, na Escola do 1º Ciclo funcionam 1 sala do 1º ciclo e 1 sala do pré-escolar. Na freguesia de Vaiamonte, na escola do 1º Ciclo funcionam 2 salas do 1º ciclo e 1 do pré-escolar.

No que se refere à estrutura física, a Escola Sede distingue-se claramente dos restantes estabelecimentos de ensino, não só pelo facto de ter sido uma construção mais tardia, mas também por se destinar aos 2º e 3º Ciclos. Os edifícios do 1º Ciclo de Vaiamonte e Assumar são semelhantes, tendo sido construídos de acordo com o Plano dos Centenários. A Escola do 1º Ciclo de Monforte foi também construída de acordo com o referido Plano, mas é constituída por um maior número de salas (quatro salas). Em Santo Aleixo foi construído um espaço destinado ao funcionamento do Jardim de Infância e do Primeiro Ciclo, embora em edifícios distintos.