sitios recomendados

Novo desafio ALEA

Os problemas deste desafio baseiam-se numa notícia publicada no Jornal de Notícias de 9 de janeiro de 2012.
Esta notícia apresenta informação sobre o número de divórcios e casamentos em Portugal.


Podem responder até ao dia 8 de março de 2012. Todos os alunos que responderem corretamente ficam habilitados a um prémio.
Mais informação em...


https://www.alea.pt/html/desafios/html/desafios.html

Concurso "Leitores Sonhadores"

Concurso Nacional de Leitura

                          A 6ª Edição do Concurso, 2011 / 2012, é proposta a todos os interessados e obedece ao seguinte calendário:

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA – 2011 / 2012

1ª Fase

PROVA NAS ESCOLAS

Início

24 de Outubro de 2011

Final

13 de Janeiro de 2012

2ª Fase

PROVAS DISTRITAIS

Nas Bibliotecas Municipais

Início

Março de 2012

Final

30 de Abril de 2012

3ª Fase

FINAL NACIONAL

 

Maio de 2012

REGULAMENTO do concurso e das PERGUNTAS MAIS FREQUENTES que estarão sempre disponibilizados no sítio Concursos, do site do PNL.

«Jogo dos Censos»
Com o Jogo dos Censos pretende-se, de uma forma lúdica, dar a conhecer as estatísticas produzidas a partir dos inquéritos dos Censos realizados à população portuguesa. Toda a gente é convidada a divertir-se neste jogo, tentando alcançar o melhor resultado possível respondendo rapidamente às questões colocadas
.

Mais informação disponível em https://www.alea.pt/html/trivial/html/estatrivial.html
«As probabilidades estão mais interactivas»
Foi disponibilizada mais uma aplicação interactiva «O problema das 3 portas» no capítulo IV do Curso das Noções de Probabilidades em
https://www.alea.pt/html/probabil/html/cap_04/html/cap4_1_72.html
«Nova Estatística em Foco»
População Mundial é o título da nova Estatística em Foco do ALEA.  Já estivemos à beira da extinção, fomos dizimados por guerras, fomes, epidemias e catástrofes naturais, mas triunfámos:  7000 milhões. E agora?

https://www.alea.pt/html/statmes/html/statmes0000.html

Orientações para a organização dos dados em classes, número de classes a considerar, bem como o seu processo de construção, procedimentos prévios à construção da tabela de frequências. De seguida, e utilizando exemplos, explica-se a construção do histograma. Esta ActivALEA é acompanhada de uma aplicação interactiva que permite a construção de histogramas com classes de igual amplitude ou com amplitudes diferentes.
https://www.alea.pt/html/statofic/html/dossier/html/activalea25.html
«Actualidade do INE - Portugal e Espanha: Comparações no contexto europeu»
Esta Actualidade baseia-se na publicação «A Península Ibérica em Números/La Península Ibérica en Cifras» que os Institutos Nacionais de Estatística de Espanha e de Portugal publicam.

https://www.alea.pt/html/actual/html/act56.html
 

 Novidades acessíveis na página de novidades do ALEA:

https://www.alea.pt/html/novas/html/novas.asp

Nesta ActivALEA pretende-se mostrar como se pode estimar a probabilidade de um acontecimento se realizar, utilizando a frequência relativa.
Clica e tens um dossier com muitos recursos: fichas com atividades, notas.... diverte-te
https://www.alea.pt/html/statofic/html/dossier/html/activalea26.html


Segundo o Estudo do Poder Concelhio divulgado pelo INE, dos 308 municípios portugueses, 39 apresentavam em 2009, relativamente ao indicador sintético do poder de compra per capita, resultados acima do valor médio nacional.

A análise sugere, ainda, uma associação positiva entre as zonas mais urbanas e o poder de compra dessas mesmas áreas.

https://www.alea.pt/html/actual/html/act57.html
 

 

Aventura-te neste site!  Onde aprendes... divertindo-te!!

 
 
«Números Interessantes», agora com informação dos Censos 2011.
disponível em
:
 https://www.alea.pt/html/num_interess/html/numeros_int.html


- «Actualidades do INE», com informação estatística recente sobre Educação.
disponível em:
 https://www.alea.pt/html/actual/html/act58.html


- «Desafio do ALEA», divulgadas as respostas e os alunos premiados no último Desafio ALEA.
disponível em:

https://www.alea.pt/html/desafios/html/desafios.html